Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre apoio social e bem-estar subjetivo em idosos: revisão sistemática / Relationship between social support and subjective well-being in older people: systematic review / Relación entre apoyo social y bienestar subjetivo de mayores: revisión sistemática

Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 30(4): 1-13, 06/12/2017.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-877480

OBJETIVO:

 Investigar as evidências científicas acerca da associação entre apoio social e bem-estar subjetivo em idosos.

MÉTODOS:

Revisão de literatura advinda da busca de artigos publicados nos últimos dez anos, na base de dados do Portal de Periódicos da Capes.Os descritores utilizados foram: social support AND well being OR life satisfaction OR positive affect OR negative affect. Incluíram-se no estudo artigos completos publicados em periódicos, nos idiomas inglês, português e espanhol, que tinham como objetivo avaliar a predição do apoio social no bem-estar subjetivo.

RESULTADOS:

A seleção inicial resultou em 311 artigos. Após análise e submissão aos critérios de inclusão e exclusão, restaram dez artigos, sendo todos em língua inglesa. Todos os estudos selecionados encontraram associações entre apoio social e bem-estar subjetivo. Em suma, quatro tipos de impactos foram observados: (a) direto e positivo; (b) direto e negativo; (c) direto e mediador; e (d) indireto e mediado.

CONCLUSÃO:

Os resultados dessa revisão apontaram que a relação entre apoio social e bem-estar subjetivo é, de modo geral, positiva. Portanto, a tendência dos artigos avaliados foi a de que o apoio eleva o bem-estar dos idosos, levando-os a avaliar suas vidas de modo mais positivo, a experimentar mais afetos agradáveis e menos afetos desprazerosos.
Biblioteca responsável: BR1881.9