Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fracturas desplazadas de epicóndilo medial. Revisión bibliográfica sistematizada / Displaced fractures of medial epicondyle. A systematized bibliographic review / Fraturas com Deslocamento de Epicôndilo Medial. Revisão Bibliográfica Sistematizada

Rev. méd. Urug; 34(1): 56-62, mar. 2018. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-879958

INTRODUÇÃO:

a fratura de epicôndilo medial representa 12 a 20 % das fraturas do cotovelo em crianças. Existe controvérsia na indicação do tratamento para fraturas com deslocamento superior a 2 mm. O objetivo deste trabalho é revisar a indicação e os resultados dos diferentes tratamentos realizados nos casos de fraturas de epicôndilo medial com deslocamento de mais de 2 mm.

MATERIAIS E MÉTODOS:

foram utilizadas as bases de dados electrónicas PubMed e de Bireme. A pesquisa bibliográfica recuperou 313 artículos sendo que 9 cumpriam com os critérios de inclusão propostos no inicio do trabalho.Discussão: foram analisados e comparados os métodos de diagnóstico por imagem utilizada e seu rendimento, os diferentes tipos de tratamento e as complicações.

CONCLUSÃO:

o deslocamento da fratura não deve ser o determinante do tratamento, mas sim a energia traumática e a estabilidade em valgo do cotovelo. Foram informados resultados excelentes tanto com tratamento conservador como cirúrgico das fraturas com deslocamento de epicôndilo medial. Faltam estudos comparativos com seguimento em longo prazo com evidencias de alta qualidade para recomendar o tipo de tratamento nos casos de fraturas com deslocamento de epicôndilo medial.
Biblioteca responsável: UY6.1