Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento e avaliação de plataforma de educação aberta para capacitação profissional em Saúde Pública / Development and evaluation of a web open platform for Public Health professional capacitation

São Paulo; s.n; 2018. 84 p.
Tese em Português | LILACS | ID: biblio-880166
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Gallo, Paulo Rogerio.
A educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano e tecnológico. Há uma interseção entre estes dois campos, ambos se estruturam a partir de necessidades sociais e buscam soluções interdisciplinares. O desenvolvimento de aplicativos voltados à capacitação e qualificação profissional em ambientes educacionais virtuais baseados em web são desafios contemporâneos. Hipótese: a educação em saúde via web é capaz de mediar conhecimentos técnico-conceituais junto à população e aos profissionais do campo da saúde pública.

OBJETIVOS:

desenvolver e analisar a efetividade de uma plataforma de educação aberta em saúde, modelada para a capacitação profissional.

MÉTODO:

estudo em duas etapas. A primeira tendo como centro a criação e o desenvolvimento de uma plataforma de educação aberta em ambiente web, capaz de acolher um curso interdepartamental da Faculdade de Saúde Pública da USP elaborado especificamente para este projeto. A segunda etapa, de avaliação, com o delineamento de estudo transversal, e combinação de dois bancos de dados distintos, sendo o primeiro, base populacional, em uma amostra não probabilística, investigada mediante convite para acesso à plataforma educacional e aceitação explícita ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); o segundo, aninhado ao primeiro, estruturado com coleta de dados a partir de usuários que livremente acessaram a plataforma.População do estudo: 104 indivíduos que acessaram a plataforma educacional e se inscreveram no curso Introdução à Saúde Pública e a insetos de interesse em Saúde Pública.Coleta de dados: realizada no período de 05/09/2016 a 25/11/2016 pela plataforma educacional, de forma autônoma, complementadas por informações extraídas das ferramentas de monitoramento de sites e por questionário presencial.Análise dos dados: médias e medianas dos dados são apresentadas em tabelas de freqüência e analisados segundo técnicas estatísticas para dados contínuos.

RESULTADOS:

1) 28,8 por cento dos indivíduos que se inscreveram no curso o concluíram no período da coleta de dados. 2) Dos indivíduos que completaram o curso, 16,7 por cento obtiveram índice qualificado como ótimo; 33,3 por cento para qualificação muito bom e 50,0 por cento para qualificação bom. 3) 396 perguntas presentes nos questionários ao final de cada aula foram respondidas corretamente, o equivalente a 88,0 por cento de acertos.

CONCLUSÕES:

1) Uma plataforma educacional aberta, em ambiente WEB foi capaz de atrair e estimular indivíduos a realizar o curso de capacitação profissional no campo da Saúde Pública. 2) É possível mediar conhecimentos técnico-conceituais no campo da Saúde Pública por meio de plataforma de ensino a distância, implementada em ambiente WEB. 3) Há interesse dos indivíduos quanto à realização de curso de capacitação profissional em EAD
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; DR1401