Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil audiométrico de músicos profissionais: revisão sistemática / Audiometric profile of professional musicians: systematic review / Perfil audiometrico de músicos profesionales: revisión integrativa

Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 31(1): 1-8, 28/02/2018.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-882038

OBJETIVO:

Conhecer o perfil audiológico de músicos com dedicação profissional.

MÉTODOS:

Conduziu-se uma revisão sistemática da literatura nas bases eletrônicas Periódicos CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores "música", "perda auditiva induzida pelo ruído", "zumbido" e "audiometria". Na base PubMed, utilizaram-se os termos MESH: "music", "audiometry" e "hearing loss", utilizando os operadores booleanos "e" e "and". Incluíram-se estudos observacionais, em inglês, espanhol e português, que avaliaram a ocorrência e os fatores relacionados à perda auditiva em músicos profissionais, datados de 2006 a 2016. A seleção dos artigos aconteceu por pares.

RESULTADOS:

A estratégia de busca resultou em 819 estudos, dos quais apenas 13 preencheram os critérios de elegibilidade. Dos músicos avaliados pelos treze estudos incluídos, 31,24% apresentaram perda auditiva induzida pelo ruído.

CONCLUSÃO:

Por meio dessa revisão foi possível identificar que os achados da literatura são consensuais quanto à detecção de que músicos apresentam perda auditiva induzida por ruído, sendo o zumbido o sintoma auditivo mais frequente, o que é indicativo que existe alteração na audição desses profissionais.
Biblioteca responsável: BR1881.9