Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ADESÃO DO CHEKLIST CIRÚRGICO À LUZ DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE / Surgical checklist accession in light of patient safety culture / Adhesión del checklist quirúrgico a la luz de la cultura de seguridad del paciente

Rev. SOBECC; 23(1): 36-42, jan.-mar.2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-882693

OBJETIVO:

Analisar a produção científica nacional e internacional sobre a adesão de checklist cirúrgico quanto à segurança do paciente.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Scopus, no período de janeiro de 2007 a julho de 2017.

RESULTADOS:

Dos 32 estudos que contemplaram o objetivo deste trabalho, 53,1% foram publicados em língua portuguesa e 40,6% no ano de 2015. Entre os temas analisados, destacam-se adesão ao protocolo (40,6%), registros sobre cirurgia segura (37,5%), elaboração e implementação da lista de verificação (9,4%), percepção dos profissionais (9,4%) e importância da visita pós-operatória (3,1%). Quanto à implementação dos protocolos de cirurgia segura, 40,6% relataram sobre educação permanente e 21,9%, sobre comunicação.

CONCLUSÃO:

A utilização de checklist para cirurgia segura está sendo cada vez mais elucidada nos serviços de saúde, a partir da comunicação, buscando promover cuidado centrado no paciente.
Biblioteca responsável: BRI6770.9