Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Economic assessment of postoperative pain control strategies for treatment of adult patients with cancer / Avaliação econômica de estratégias para controle da dor pós-operatória para tratamento de pacientes adultos com câncer

Rev Assoc Med Bras; 63(11): 962-970, Nov. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-896306

RESUMO OBJETIVO:

O artigo apresenta uma avaliação econômica de opioides atualmente utilizados no controle de dor pós-operatória relacionada ao tratamento cirúrgico do câncer (fentanil e sufentanil) no contexto do Sistema Único de Saúde.

MÉTODO:

A avaliação baseou-se na perspectiva do governo, de forma a colaborar na promoção da efetividade das políticas públicas de saúde e melhorar a alocação de recursos públicos em saúde. Uma análise custo-efetividade foi realizada a partir de dados coletados no Sistema Único de Saúde e de informações provenientes de revisão da literatura para construção de uma árvore de decisão contendo alternativas para controle de dor pós-operatória relacionada ao tratamento cirúrgico do câncer entre pacientes adultos.Os desfechos considerados foram: efetividade da analgesia pós-operatória e ocorrência de náusea e vômito no período de 48 horas após cirurgia e em ciclos adicionais de 24 horas de seguimento do paciente. Uma análise de sensibilidade univariada foi conduzida para verificar a robustez do modelo estimado.

RESULTADOS:

Na revisão de literatura, um número limitado de estudos efetuou comparação direta entre fentanil e sufentanil no controle de dor pós-operatória. A adoção de sufentanil (custo = U$ 25,72 / desfecho = 1,6 pontos VAS) foi dominante em relação ao uso do fentanil (custo = U$ 32,58 / desfecho = 2,6 pontos VAS). O modelo estimado demonstrou robustez em relação a mudanças nos parâmetros analisados.

CONCLUSÃO:

O sufentanil apresentou razão custo-efetividade superior em relação ao fentanil no controle de dor pós-operatória em cirurgias relacionadas ao tratamento de câncer entre pacientes adultos no Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1