Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Children and adolescents with cerebral palsy in the perspective of familial caregivers / Crianças e adolescentes com paralisia cerebral na perspectiva de cuidadores familiares

Rev. CEFAC; 19(6): 821-830, Nov.-Dec. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-896519

RESUMO OBJETIVO:

analisar as percepções de familiares sobre o cuidado destinado a crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

MÉTODOS:

trata-se de um estudo quantiqualitativo, desenvolvido com 50 familiares, cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista composta por questões semiabertas, cujas respostas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo.

RESULTADOS:

os depoimentos dos familiares acerca do cuidado destinado às crianças e adolescentes com paralisia cerebral atrelam-se, majoritariamente, a sentimentos positivos, tais como amor, felicidade, privilégio e superação. Entretanto, para uma parcela significativa desses familiares, sua própria qualidade de vida depende da condição de saúde do sujeito cuidado, obscurecendo a distinção entre suas próprias necessidades e aquelas do sujeito para quem dirige o cuidado.

CONCLUSÕES:

profissionais da saúde precisam reconhecer a importância da promoção da saúde dos cuidadores como condição fundamental para a manutenção do cuidado. Nessa dimensão, podem contribuir auxiliando-os na identificação de suas próprias necessidades de saúde.
Biblioteca responsável: BR1561.1