Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fotografía digital: Una herramienta para Enfermería en la evaluación de las Lesiones Por Presión (LPP) / Fotografia digital: Uma ferramenta para Enfermagem na avaliação das lesões por pressão / Digital Photography: a Tool for Nursing on the Assessment of Pressure Lesions

Invest Educ Enferm; 36(2): [E07], JUN 15 2018. Tab 1, Tab 2, Tab 3
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-905453

OBJETIVO:

Avaliar a concordância inter-observador na identificação e grau das Lesões Por Pressão ­LPP- entre: i) enfermeiros especialistas utilizando fotografias digitais e, ii) entre estes especialistas e os registros de enfermagem na história clínica eletrônica.

MÉTODOS:

Estudo observacional, que incluiu 225 registros fotográficos (184 pacientes, 97 com lesão por pressão e 128 registros sem lesão) selecionados por azar do total de fotografias registradas no ensaio clínico PENFUP. Três avaliadores especialistas avaliaram as mesmas fotografias de forma encoberta. Se avaliaram as notas de enfermagem dos pacientes incluídos relacionadas com a descrição da LPP. Se calculou o índice Kappa e a proporção de acordo composto para cada avaliação.

RESULTADOS:

Se observou uma boa concordância entre os avaliadores especialistas de registros fotográficos sobre a presença de LPP e entre boa e moderada para o grau de LPP (I-II). Assim mesmo, ao avaliar a concordância entre os registros de enfermagem de LPP e a valorização fotográfica dos três avaliadores especialistas das mesmas áreas, se observou uma boa concordância para determinar a presença de LPP e moderada para a concordância dos graus de LPP.

CONCLUSÃO:

Os registros fotográficos são uma ferramenta que permite o reconhecimento dos tipos de feridas ao igual que a visualização das diferentes capas de pele lesionadas. Se recalca a importância da avaliação e validação por especialistas já que nos permite identificar problemas existentes que podem levar à subvalorização ou sobrevalorização das LPP quando os realiza um único cuidador.(AU)
Biblioteca responsável: CO103.1