Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores asociados al abandono del tratamiento antituberculoso en pacientes con TB / Factors associated with the abandonment of tuberculosis treatment in patients with TB / Fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose em pacientes com TB

Rev. cienc. cuidad; 10(1): 19-27, 2013.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-906874
Objetivo. Para determinar os fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose em pacientes com tuberculose nos municípios de Cucuta, Villa del Rosario e Zulia.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo retrospectivo descritivo transversais quantitativa duas amostras, que analisou uma amostra de abandono ao tratamento (n = 34) e outro que terminou o tratamento da tuberculose (n = 34). Instrumento foi adotado "Fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose¨.

RESULTADOS:

Os fatores perceptivos cognitivos foram estabelecidos como os principais determinantes diretos do abandono ao tratamento da TB entre os primeiros a ignorância sobre a importância da adesão ao tratamento (95,8%), seguido pela melhoria do estado de saúde (82,7%), desconhecimento da duração do tratamento (75%). Em segundo lugar, fatores fisiológicos e, finalmente, os fatores de segurança.

CONCLUSÕES:

o estudo das variáveis identificados associados com o abandono de tratamento da tuberculose, categorizar os fatores de risco e construir uma ferramenta que, quando aplicados nos serviços de saúde na região, permitiria que os profissionais de saúde para detectar pacientes com oportuna potencial de risco e tomar medidas preventivas e respeito.
Biblioteca responsável: CO648.1