Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia da reeducação postural global na dor de indivíduos com disfunção temporomandibular: uma revisão sistemática / Efficacy of global postural reeducation in pain of individuals with temporomandibular dysfunction: a systematic review

Rev. Pesqui. Fisioter; 8(3): 437-447, ago., 2018. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-916132

INTRODUÇÃO:

Disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada por um conjunto de alterações funcionais, que envolvem fatores predisponentes, iniciantes e perpetuantes. Considerando que os desvios posturais desorganizam a harmonia corporal entre a postura da mandíbula e todo o sistema esquelético, várias modalidades fisioterapêuticas foram propostas no tratamento da DTM, incluindo a Reeducação Postura Global (RPG).

OBJETIVO:

Avaliar sistematicamente as evidências sobre a eficácia da RPG no tratamento da dor em indivíduos com DTM.

MÉTODOS:

Revisão sistemática realizada pesquisa nas bases de dados, maio a setembro 2017, Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs, Scielo e Medline), PEDro e Cochrane Library.Os critérios de inclusão: Ensaios clínicos randomizados (ECR) e Ensaios clínicos controlados (ECC); artigos publicados em língua inglesa, portuguesa e espanhola; que abordavam sobre o tratamento com RPG; com indivíduos adultos > 18 e ≤60 anos; diagnosticados com DTM; que continham avaliação da dor.Excluídos: estudos duplicados; que utilizaram exercícios para pacientes pós-cirúrgico e que apresentassem doenças sistêmicas ou qualquer afecção que afetasse o sistema osteomioarticular; que avaliaram pacientes com histórico de trauma facial ou cervical e em uso de medicamentos.

RESULTADOS:

Um total de 349 artigos foram encontrados, que após a eliminação de duplicatas, filtragem de títulos, resumos e leitura de texto completo foram incluídos na pesquisa três estudos, o que evidenciou a eficácia da RPG na redução da dor.

CONCLUSÃO:

Considerando os resultados obtidos neste estudo, foi possível concluir que a RPG demonstra ser eficaz na redução da dor presente na DTM. Porém, faz-se necessários mais ensaios clínicos randomizados com maior rigor metodológico, protocolos mais bem definidos, que possam auxiliar na tomada de decisão clínica e que contemplem também a comparação do tratamento entre homens e mulheres. [AU]
Biblioteca responsável: BR1337.9