Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Can musical intervention improve memory in Alzheimer's patients? Evidence from a systematic review / Intervenção musical pode melhorar a memória em pacientes com doença de Alzheimer? Uma Revisão Sistemática

Dement. neuropsychol; 12(2): 133-142, Apr.-June 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-952950
RESUMO O tratamento com música vem demonstrando eficácia no tratamento de sintomas comportamentais e cognitivos gerais de pacientes com vários tipos de demência.

OBJETIVO:

Avaliar a eficácia do tratamento com música para a memória de pacientes com doença de Alzheimer (DA).

MÉTODOS:

Foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados PubMed (Medline), Cochrane Library, PsycINFO e Lilacs até junho de 2017 que incluiu todos os ensaios clínicos randomizados controlados usando intervenções musicais em pacientes com DA e que avaliaram a memória.

RESULTADOS:

Foram encontrados 42 estudos sendo selecionados 24 estudos completos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram incluídos quatro estudos envolvendo 179 pacientes. Esses estudos mostraram os benefícios do uso da música para tratar o déficit de memória em pacientes com DA.

CONCLUSÃO:

Até o momento, este é o primeiro estudo de revisão sistemática que utilizou ensaios clínicos randomizados da literatura que analisou o papel das intervenções musicais especificamente na memória de pacientes com DA. Apesar do resultado positivo desta revisão, a evidência disponível permanece frágil devido ao pequeno número de ensaios clínicos randomizados.
Biblioteca responsável: BR1.1