Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Odor evaluation scales for odor in neoplastic wounds: an integrative review / Escalas de evaluación de olores en heridas neoplásicas: una revisión integrativa / Escalas de avaliação de odor em feridas neoplásicas: uma revisão integrativa

Rev Bras Enferm; 71(5): 2552-2560, Sep.-Oct. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-958702

RESUMO OBJETIVO:

Verificar a existência de instrumentos de avaliação do odor em feridas neoplásicas.

MÉTODO:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados Lilacs, SCiELO, Ibecs e MedLine, incluindo publicações nacionais e internacionais.

RESULTADOS:

Foram analisados 15 artigos, em sua maioria realizados por enfermeiros e do tipo revisão. Foram encontradas nove escalas, das quais a maioria avalia apenas a intensidade do odor. A escala mais utilizada para avaliar produtos e/ou coberturas nos curativos de feridas neoplásicas foi o guia de avaliação do odor, de natureza quali-quantitativa, que pontua o sintoma em quatro níveis; e apenas uma delas era validada (escala de Teler).

CONCLUSÃO:

Os resultados deste estudo demonstraram que até o momento só existe uma escala de avaliação do odor em feridas neoplásicas validada, apontando para necessidade de desenvolvimento de novas ferramentas que incorporem na prática clínica instrumentos validados e confiáveis.
Biblioteca responsável: BR21.1