Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade citotóxica, antimicrobiana e cicatrizante do extrato da Jatropha gossypiifolia L / Cytotoxic, antimicrobial and healing activity of the Jatropha gossypiifolia L extract

Rev. enferm. UFPE on line; 12(2): 465-474, fev.2018. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-966326

OBJETIVO:

investigar o potencial citotóxico, antimicrobiano e cicatrizante de extratos das folhas, galhos e caule da J. gossypiifolia L.

MÉTODO:

estudo quantitativo, experimental. Os extratos foram obtidos por maceração em etanol, concentrados em evaporador rotatório e secos em dessecador a vácuo. Na análise, realizaram-se testes de prospecção fitoquímica; citotoxidade; microdiluição em caldo e Scratch assay. Entre os metabólitos detectados, estiveram: taninos, esteroides, flavonoides, flavonas, xantonas.

RESULTADOS:

o extrato do caule apresentou viabilidade celular acima de 80%. As folhas foram moderadamente citotóxicas e os galhos apresentaram ausência de viabilidade celular. Os extratos inibiram o crescimento de S. aureus, S. epidermidis e P. aeruginosa em diferentes concentrações. O Scratch assay evidenciou que a fração metanólica das folhas propiciou a migração celular em 45% a mais do que o controle.

CONCLUSÃO:

estudos com esta espécie vegetal devem ser continuados para isolamento do princípio ativo, visando à produção de um fitoterápico cicatrizante de feridas. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1