Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos pedagógicos en la formación de Enfermería: Revisión integrativa / Pedagogic Aspects in Nursing Education: Integrative Review

Invest Educ Enferm; 36(3): [e03], Diciembre 15 de 2018. Tab 1., Tab 2., Tab 3., Fig 1.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-967073

OBJETIVO:

Conhecer o estado atual de desenvolvimento da área temática de educação em enfermagem relacionada com a formação profissional e determinar as tendências para a investigação.

MÉTODOS:

Revisão integrativa descritiva, na qual se realizou uma busca em bases de dados limitando entre os anos 2005 - 2016, utilizando términos MeSH e DeCS como Education nursing, Nursing education research, Students nursing, Health knowledge practice e professional competence, no qual se analisaram 50 artigos originais.

RESULTADOS:

Os conceitos que emergiram foram: didáticas de sucesso, processo de aprendizagem do cuidado, competências profissionais, papel docente e relações pedagógicas. Os maiores níveis de evidência se encontram nos estudos sobre didáticas, embora as tendências e retos desta revisão se orientam para a competência profissional porque se converte no conceito transversal na formação de enfermeiros.

CONCLUSÃO:

Na área temática de educação em enfermagem relacionada com a formação profissional se há avançado no desenvolvimento e nível de evidência no conceito de didáticas de sucesso, pelo que os outros conceitos se hão quedado em exploração e descrição já seja em estudos quantitativos ou qualitativos. Todos os conceitos analisados apresentam vazios e a tendência em investigação se orienta a estudos mistos, preditivos e experimentais que deem resposta a esta temática(AU)
Biblioteca responsável: CO103.1