Your browser doesn't support javascript.
loading
Psicanálise e cinema: o ser humano como um ser cinematográfico / Psychoanalysis and cinema: the human being as a cinematographic being
Catharin, Verônica; Bocchi, Josiane Cristina; Campos, Érico Bruno Viana.
Afiliação
  • Catharin, Verônica; Universidade Estadual Paulista. São Paulo. BR
  • Bocchi, Josiane Cristina; Universidade Estadual Paulista. São Paulo. BR
  • Campos, Érico Bruno Viana; Universidade Estadual Paulista. São Paulo. BR
Ide (São Paulo) ; 40(64): 143-157, jul.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, Index Psicologia - Periódicos | ID: biblio-975543
Biblioteca responsável: BR641.1
RESUMO
A sétima arte, inventada no final do século XIX, estabeleceu-se como uma das experiências sociais mais intensas do século XX. O poder de tocar os espectadores que o cinema possui pode explicitar sua vinculação extremamente comum com a psicanálise. O alcance da arte para fascinar, surpreender, interrogar e também angustiar só se concebe a partir da audiência cativa de outrem. Pretende-se encaminhar questões como é possível conceber o ser humano como um ser cinematográfico? Os mecanismos de produção do filme e da cena cinematográfica são comparáveis à estrutura do funcionamento psíquico? Além dessas questões, optamos por defender o argumento da identificação como um suporte para a fruição estética. Propõe-se ainda entender os processos que constituem o sonho e tecer considerações a respeito das similaridades com a obra cinematográfica.
ABSTRACT
The seventh art, invented in the late nineteenth century, established itself as one of the most intense social experiences of the twentieth century. The power of touching the viewers that the cinema possesses can make explicit its extremely common connection with psychoanalysis. The reach of art to fascinate, surprise, interrogate and also distress is only conceived from the captive audience of others. It is intended to address issues such as Is it possible to conceive the human being as a cinematographic being? Are the mechanisms and elements of cinema comparable to the structure of psychic functioning? In addition to these questions, we have chosen to defend the point of identification as a support for aesthetic enjoyment. It is also proposed to understand the processes that constitute the dream and to make considerations about the similarities with the cinematographic work.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Assunto principal: Psicanálise Idioma: Português Revista: Ide (São Paulo) Assunto da revista: Psiquiatria / Psican lise Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual Paulista/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: Index Psicologia - Periódicos / LILACS Assunto principal: Psicanálise Idioma: Português Revista: Ide (São Paulo) Assunto da revista: Psiquiatria / Psican lise Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual Paulista/BR
...