Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of hospital Accreditation on professional satisfaction of the nursing team: mixed method study / Influência da Acreditação hospitalar na satisfação profissional da equipe de enfermagem: estudo de método misto / Influencia de la Acreditación hospitalaria en la satisfacción profesional del equipo de enfermería: estudio de método mixto

Rev. latinoam. enferm. (Online); 27: e3109, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-985660

RESUMO OBJETIVO:

analisar a influência da Acreditação na satisfação profissional de trabalhadores de enfermagem.

MÉTODO:

pesquisa multicêntrica, transversal, delineada pelo método misto explanatório sequencial. Na primeira etapa preponderante, quantitativa, aplicou-se a versão brasileira validada do Index of Work Satisfaction a uma amostra (n=226) representativa de profissionais de enfermagem de três hospitais. Destes, um era privado e certificado pela Acreditação, e os demais, não certificados, sendo um público e outro privado. Por conexão, a segunda etapa (qualitativa) complementou a fase quantitativa por meio de entrevistas (n=39) que foram sumarizadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Fez-se análise estatística descritiva e inferencial dos dados quantitativos conectados aos qualitativos de suporte, além de apresentação conjunta de parte das informações em joint display.

RESULTADOS:

os trabalhadores do hospital certificado apresentaram melhor escore geral de satisfação profissional. Houve mais associações estatísticas entre os trabalhadores dos hospitais privados. A comparação dos três grupos investigados, nas duas fases do estudo misto, ratificou a Acreditação como fator positivo para a satisfação profissional. O hospital público sobressaiu-se em relação ao hospital certificado nas dimensões remuneração, requisitos do trabalho e interação.

CONCLUSÃO:

a Acreditação influenciou positivamente a satisfação profissional das equipes de enfermagem investigadas.
Biblioteca responsável: BR1.1