Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Benefícios das práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem / Benefits of integrative and complementary practices in nursing care / Beneficios de las prácticas integrativas y complementarias en el cuidado de enfermería

J. Health NPEPS; 4(1): 302-318, jan.-jun. 2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-999705

OBJETIVO:

caracterizar os benefícios das práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem.

MÉTODO:

revisão integrativa realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, PudMed e BVS. Os descritores de busca foram terapias complementares, cuidados em enfermagem, enfermagem holística, toque terapêutico, acupuntura, fitoterapia, aromaterapia, homeopatia. Encontrou-se 4421 artigos disponíveis nos idiomas Português, Espanhol e Inglês; publicados entre os anos 2006 e 2018. Destes foram selecionados 21 artigos.

RESULTADOS:

entre os benefícios das práticas integrativas foi evidenciado o relaxamento e bem estar, alívio da dor e da ansiedade, diminuição de sinais e sintomas de doenças, estimula o contato profissional-paciente, redução do uso de medicamentos, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade de vida e diminuição de reações adversas.Considerações finais: É preciso protagonismo, empoderamento e preparo da enfermagem para a implementação das PICs em sua prática diária qualificando as práticas assistenciais e reduzindo os custos hospitalares.
Biblioteca responsável: BR1972.9