Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Funçäo ovárica durante uso de anticoncepcional oral trifásico, com prolongaçäo do intervalo sem tratamento / Ovarian function during use of a triphasic contraceptive pill, prolonging the treatment free interval

Reprod. clim; 10(4): 170-4, out.-dez. 1995. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-165285

OBJETIVOS:

Avaliar se ocorre desenvolvimento folicular e ovulaçao durante uso de anticoncepcional trifásico (AO) (6,5 e 10 drágeas com 30, 40 e 30 mcg de etinilestradiol e 50, 75 e 125 mcg de levonorgestrel), em mulheres que aumentam o intervalo livre entre dois ciclos, de 7 para 9 até 11 dias.

MATERIAL E MÉTODOS:

Foi realizado um estudo prospectivo, descritivo, randomizado com 9 mulheres voluntárias, no Setor de Reproduçao Humana do CAISM-UNICAMP. As mulheres foram avaliadas segundo o seguinte esquema: um primeiro ciclo menstrual sem uso de AO e um segundo ciclo tomando AO corretamente. O terceiro ciclo, deixando um intervalo sem tratamento de 9, 10 ou 11 dias nos grupos I, II e III respectivamente (três mulheres em cada grupo). O desenvolvimento folicular e a ovulaçao foram monitorizados mediante realizaçao de ecografia transvaginal e dosagens hormonais cada dois ou três dias entre o 8( e o 17( dia do ciclo, além de três amostras para progesterona colhidas entre o dia 15 e 20 do ciclo.

RESULTADOS:

Nos três grupos houve aumento dos níveis de E2 sérico correlacionando-se com crescimento folicular até diâmetros de 12 a 35 mm, mas somente uma mulher do grupo II mostrou evidências de ruptura folicular, confirmada pela elevaçao da progesterona até 11 ng/ml.

CONCLUSOES:

O aumento de intervalo livre de pílula entre dois ciclos, acarreta um risco de desenvolvimento folicular e de ovulaçao. Devemos orientar as usuárias que nesses casos, deve-se usar método de barreira juntamente com a pílula, até o final da cartela.
Biblioteca responsável: BR1.1