Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil funcional da deglutição em unidade de terapia intensiva clínica / Functional profile of swallowing in clinical intensive care

Einstein (Säo Paulo); 5(4): 358-362, 2007.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-485802

OBJETIVO:

Descrever o perfil funcional da deglutição e alimentaçãoem pacientes de uma unidade de terapia intensiva de emergênciasclínicas.

MÉTODOS:

Levantamento dos atendimentos fonoaudiológicosrealizados na unidade de terapia intensiva de emergências clínicas,no período de maio a agosto de 2006, e determinação de indicadorespara descrição do perfil funcional de deglutição. Foram incluídosneste estudo os pacientes encaminhados por suspeita de disfagiaapós período prolongado de ventilação mecânica e/ou traqueostomiae excluídos os pacientes encaminhados por suspeita de disfagianeurogênica.

RESULTADOS:

Observou-se uma prevalência de 65% dedisfagia orofaríngea em quatro meses de assistência fonoaudiológica.Entre os pacientes submetidos previamente à intubação orotraqueal,observou-se prevalência de disfagia orofaríngea em 64% dasavaliações, sendo constatada redução da gravidade da disfagia apósintervenção fonoaudiológica. Houve necessidade de prosseguir coma intervenção fonoaudiológica na enfermaria em 39% dos casos.

CONCLUSÃO:

A assistência fonoaudiológica às disfagias de causas nãoneurogênicas na unidade de terapia intensiva de emergências clínicasenfoca principalmente os pacientes que ficaram intubados por períodosuperior a 48 horas. Estes pacientes beneficiam-se da intervenção, pormeio da utilização de técnicas terapêuticas que contemplam todos oscritérios necessários para a alimentação segura.
Biblioteca responsável: BR500.1