Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Tratamento de candidíase oral em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão sistemática / Treatment of oral candidiasis in patients with head and neck cancer: a systematic review

Rev. AMRIGS; 53(3): 241-245, jul.-set. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-566956

INTRODUÇÃO:

A candidíase constitui uma das infecções oportunistas mais frequentes em pacientes oncológicos, sendo resultado do desequilíbrio da ecologia do ambiente, em virtude dos tratamentos antineoplásicos.

OBJETIVO:

Investigar através de uma revisão sistemática as intervenções para o tratamento de candidíase orofaríngea em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

METODOLOGIA:

Consulta em bases de dados eletrônicos MEDLINE, LILACS e BBO, cuja coleta de dados incluiu estudos de intervenção (ensaio clínico), apresentando desfechos relacionados à avaliação clínica e microbiológica da candidíase através dos antifúngicos. As estratégias de buscas utilizadas incluíram como palavras: cancer and (oral or bucal or neck or head) and (treatment or therapy), nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 1966 a 2007.

RESULTADOS:

Foram selecionados três estudos, todos no idioma inglês, sendo que apenas um objetivou avaliar a resposta dos indivíduos ao fluconazol e os demais compararam a resposta do fluconazol a outras drogas (voriconazol, itraconazol e anfotericina B).

CONCLUSÃO:

O fluconazol apresentou melhores resultados, sendo eficaz em debelar a candidíase orofaríngea. No entanto, deve-se atentar para a resistência de determinadas linhagens de cândida ao fluconazol, devendo o profissional ser capaz de escolher o medicamento de melhor efeito para cada caso.
Biblioteca responsável: BR18.1