Your browser doesn't support javascript.
loading
Evaluation of umbilical cord mesenchymal stem cells labeling with superparamagnetic iron oxide nanoparticles coated with dextran and complexed with Poly-L-Lysine / Avaliação da marcação de células-tronco mesenquimais de cordão umbilical com nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro recobertas com Dextran e complexadas a Poli-L-Lisina
Sibov, Tatiana Taís; Miyaki, Liza Aya Mabuchi; Mamani, Javier Bustamante; Marti, Luciana Cavalheiro; Sardinha, Luiz Roberto; Pavon, Lorena Favaro; Oliveira, Daniela Mara de; Cardenas, Walter Humberto; Gamarra, Lionel Fernel.
Afiliação
  • Sibov, Tatiana Taís; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
  • Miyaki, Liza Aya Mabuchi; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
  • Mamani, Javier Bustamante; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
  • Marti, Luciana Cavalheiro; Hospital Israelita Albert Einstein. Centro de Pesquisa Experimental. São Paulo. BR
  • Sardinha, Luiz Roberto; Hospital Israelita Albert Einstein. Centro de Pesquisa Experimental. São Paulo. BR
  • Pavon, Lorena Favaro; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
  • Oliveira, Daniela Mara de; Universidade de Brasília. Brasília. BR
  • Cardenas, Walter Humberto; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
  • Gamarra, Lionel Fernel; Hospital Israelita Albert Einstein. Instituto do Cérebro. São Paulo. BR
Einstein (Säo Paulo) ; 10(2)apr.-jun. 2012. ilus, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-644881
Biblioteca responsável: BR500.1
RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da marcação de células-tronco mesenquimais obtidas da parede da veia do cordão umbilical com nanopartículas de óxido de ferro superparamagnéticas recobertas com dextran e complexadas a um agente transfector não viral denominado de Poli-L-Lisina.

Métodos:

A marcação das células-tronco mesenquimais foi realizada utilizando as nanopartículas de óxido de ferro superparamagnéticas recobertas com dextran complexadas e não complexadas a Poli-L-Lisina. As nanopartículas de óxido de ferro superparamagnéticas recobertas com dextran foram incubadas com o Poli-L-Lisina em um sonicador ultrassonico a 37ºC por 10 minutos, para a formação do complexo através de interação eletrostática. Em seguida, as células-tronco mesenquimais foram incubadas overnight com as nanopartículas de óxido de ferro superparamagnéticas complexadas e não com Poli-L-Lisina. Após o período de incubação as células-tronco mesenquimais foram avaliadas quanto à internalização do complexo nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran/Poli-L-Lisina e nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran através de ensaio citoquímico com azul de prússia. A viabilidade celular das célulastronco mesenquimais marcadas foi avaliada através do ensaio de proliferação celular utilizando o método de 5,6-carboxy-fluoresceinsuccinimidyl-ester e de morte celular através do método de anexinaiodeto de propídeo, ambos utilizando o recurso de citometria de fluxo.

Resultados:

Observamos nos ensaios citoquímicos que as célulastronco mesenquimais que foram marcadas com as nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran sem a Poli-L-Lisina, não internalizaram com eficiência as nanopartículas devido pouca detecção de sua presença no interior das células. As células-tronco mesenquimais marcadas com o complexo nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran/Poli-L-Lisina internalizaram com eficiência as nanopartículas devido à maior presença destas no interior das células. Os ensaios de viabilidade e morte celular demonstraram respectivamente que as células-tronco mesenquimais marcadas com as nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran/Poli-L-Lisina continuam proliferando ao longo de sete dias e a porcentagem de células em apoptose inicial e tardia é baixa em relação à porcentagem de células vivas ao longo de três dias.

Conclusão:

Evidenciamos através de nossos resultados a necessidade da utilização da Poli-L-Lisina complexada com a nanopartícula de óxido de ferro superparamagnéticas /dextran para melhor internalização nas célulastronco mesenquimais. Paralelamente, demonstramos que este tipo de marcação não é citotóxico para as células-tronco mesenquimais já que os testes de morte e viabilidade celular mostraram que as células continuam vivas e proliferando.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Veias Umbilicais / Nanopartículas / Células-Tronco Mesenquimais / Lisina Tipo de estudo: Estudo de avaliação Idioma: Inglês / Português Revista: Einstein (Säo Paulo) Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Israelita Albert Einstein/BR / Universidade de Brasília/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Veias Umbilicais / Nanopartículas / Células-Tronco Mesenquimais / Lisina Tipo de estudo: Estudo de avaliação Idioma: Inglês / Português Revista: Einstein (Säo Paulo) Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Israelita Albert Einstein/BR / Universidade de Brasília/BR
...