Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlation between depressive symptoms and quality of life in users of psychoactive substances / Relación entre los síntomas depresivos y la calidad de vida en los usuarios de sustancias psicoactivas / Correlação entre sintomas depressivos e qualidade de vida de usuários de substâncias psicoativas

Rev. Esc. Enferm. USP; 48(4): 663-669, 08/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-725784

OBJETIVOS:

Avaliar a correlação entre a presença de sintomas depressivos e a qualidade de vida em usuários de substâncias psicoativas dos Centros de Atenção Psicossocial de Mato Grosso.

MÉTODO:

Estudo transversal analítico, realizado nos Centros de Atenção Psicossocial, com 109 usuários. Foram utilizados os instrumentos Medical Outcomes Study 36, Inventário de Depressão de Beck, variáveis sociodemográficas e do uso de substâncias psicoativas. Foi realizada a análise de Tukey e correlação de Spearman com nível de significância de α<0,05.

RESULTADOS:

Os domínios mais afetados da qualidade de vida foram aspectos emocionais, sociais e de saúde mental, além de forte correlação entre sintomas depressivos e qualidade de vida.

CONCLUSÃO:

O uso de substâncias psicoativas e a presença de sintomas interferem significativamente na vida dos usuários, o que pode comprometer a motivação para o tratamento, afetando negativamente a qualidade de vida desta população.

.
Biblioteca responsável: BR1.1