Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Endoscopic sinus surgery dissection courses using a real simulator: the benefits of this training / Cursos de dissecção de cirurgia endoscópica nasossinusal em simulador real - os benefícios deste treinamento

Braz J Otorhinolaryngol; 82(1): 26-32, Jan.-Feb. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-775709

RESUMO INTRODUÇÃO:

Cirurgias endonasais são as cirurgias mais realizadas na otorrinolaringologia. Devido à dificuldade de adquirir cadáveres e ao risco inerente em realizar treinamento em pacientes reais, cursos de dissecção endoscópica nasossinusal em simuladores reais, como o sinus model otorhino - neuro trainer - S.I.M.O.N.T, são uma nova proposta de aquisição de maior conhecimento anatômico e habilidades cirúrgicas.

OBJETIVO:

Avaliar a eficácia dos cursos de dissecção de cirurgia endoscópica nasossinusal com simulador S.I.M.O.N.T. no treinamento de cirurgiões otorrinolaringologistas.

MÉTODO:

Estudo de coorte contemporâneo longitudinal com 111 otorrinolaringologistas que participaram de curso teórico - prático de dissecção endoscópica nasossinusal em simulador real S.I.M.O.N.T., com aplicação de questionários durante e após a realização do curso.

RESULTADOS:

Dos dez procedimentos realizados no simulador, a avaliação apontou para médias de notas que variaram de 3,1 a 4,1 (máximo de 5). Setenta e sete participantes responderam a avaliação 6 meses após o curso. Declararam que houve aumento da segurança após o curso, 93% dos mesmos; 98% disseram ter aumentado o conhecimento anátomo-clinico e 85% declararam um aumento da habilidade cirúrgica. Quarenta por cento aumentaram o número de cirurgias endonasais após o curso.

CONCLUSÃO:

Cursos de dissecção de cirurgia endonasais com simulador real S.I.M.O.N.T. mostraram ser úteis para o treinamento de otorrinolaringologistas.
Biblioteca responsável: BR1.1