Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Estereótipos sexistas na enfermagem portuguesa: um estudo histórico no período de 1935 a 1974 / Sexist stereotypes in portuguese nursing: a historical study in the period 1935 to 1974 / Estereotipos sexistas en la enfermería portuguesa: un estudio histórico en el periodo de 1935-1974

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20(2): 228-235, abr.-jun. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-781498
Gênero pode ser entendido como uma construção histórica, plural e, historicamente, definidos.

OBJETIVO:

Identificar estereótipos sexistas da enfermagem portuguesa entre o período de 1935 a 1974.

MÉTODOS:

Investigação histórica com abordagem qualitativa. Como banco de dados para este estudo, foi utilizado os diários das sessões da Assembléia Nacional e da Câmara Corporativa de Portugal.

RESULTADOS:

Os achados encontrados configuraram as seguintes categorias de análise: influência das forças armadas na profissão e a enfermagem militar, gênero como uma formação social e enfermagem como campo de trabalho feminino, exploração do trabalho em enfermagem, gênero como uma formação social e enfermagem como saber auxiliar, enfermagem como sacerdócio.

CONCLUSÕES:

Afirmamos, a necessidade de compreensão da enfermagem como trabalho, marcada por contextos históricos e culturais, a fim de pensarmos em caminhos para a valorização e o reconhecimento social do trabalho da enfermeira.
Biblioteca responsável: BR442.1