Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação Vestibular: uma Análise de Artigos Científicos Publicados a Partir de 2003 / Vestibular Rehabilitation: An Analysis of Scientifc Articles Published from 2003

Rev. bras. ciênc. saúde; 19(4): 327-334, 2015. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-784574
A disfunção vestibular acomete sujeitos dequalquer faixa etária, de forma indistinta, com sintomas comodesequilíbrio, sensação rotatória e quedas, que afetam arotina de vida, os relacionamentos familiares, sociais eprofissionais. Sendo a Reabilitação Vestibular (RV) umrecurso terapêutico aplicado em pacientes com distúrbiosdo equilíbrio, percebe-se, nos últimos anos, um direcionamentode esforços de pesquisadores voltado para o aprofundamentode questões referentes a tal procedimento.

OBJETIVO:

Realizar uma análise dos artigos científicos acerca da RVpublicados entre 2003 e 2012.

MATERIAL E MÉTODOS:

Foirealizada a busca de artigos nas bases de artigos Scielo,Medline e Lilacs, segundo a palavra-chave “reabilitaçãovestibular”. Foram identificados 2443 trabalhos, dos quais,68 se enquadraram nos critérios de inclusão.

RESULTADOS:

Os artigos analisados apresentaram como principaiscaracterísticas: foi publicado em 2010 (17,65%), por umprofissional médico (52,94%), com pacientes que nãopossuem patologia específica (45,59%), sem faixa etáriadefinida (58,82%) e sem uso de questionário de handicap detontura (51,47%). Além disso, o protocolo de RV mais utilizadofoi o de Cawthorne e Cooksey (69,56%). Entre os trabalhosproduzidos no Brasil, destacam-se os desenvolvidos naRegião Sudeste (63,89%) e entre os produzidos no exterior,destacam-se os desenvolvidos nos Estados Unidos(46,88%).

CONCLUSÕES:

Foi possível vislumbrar que areabilitação vestibular é apresentada sistematicamente comoum procedimento eficaz para a melhora das atividades davida diária e redução do risco de queda. O procedimento éconsiderado um tratamento simples e adequado para atontura, sintoma extremamente comum na população...
Biblioteca responsável: BR8.1