Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Pré-natal do homem em tempos de COVID-19 / Man's prenatal care in times of COVID-19 / Prenatal del hombre en tiempos de COVID-19

Silva, Cristiane Vanessa da; Fernandes Costa de Araújo, Raquel; Rocha Oliveira, Thalita; Coelho Pio Alcântara, Fernanda de Sá; Oliveira Ciuffo, Danielli; Santos de Oliveira, Camilla.
Artículo en Inglés, Español, Portugués | Bivipsil | ID: psa-141511
refletir acerca do pré-natal do homem durante a pandemia da COVID-19.

Método:

estudo descritivo, qualitativo, que explorou o depoimento de homens que acompanhavam as parceiras no alojamento conjunto de um instituto nacional no município do Rio de Janeiro. As entrevistas semiestruturadas ocorreram nos meses de setembro a dezembro de 2020. A interpretação se deu pela análise temática e houve a categorização.

Resultados:

Participaram 10 homens que acompanhavam suas parceiras no alojamento conjunto, s quais quatro tinham de 25 a 35 anos; seis com ensino médio; oito se declararam solteiros em uma união estável, superior a dois anos, residindo no mesmo local. O corpus de análise foi composto por 25 temas que, por similaridades, foram agrupados em duas unidades temáticas Homem no pré-natal e Tensionamento risco x paternidade, que foram unidas numa grande categoria “Vivencias do homem no pré-natal durante a pandemia da COVID-19”. Na pandemia, apenas homens que acompanhavam parceiras menores de idade puderam participar do pré-natal e grupos educativos. Exames específicos foram solicitados intermediados apenas pela gestante.

Conclusão:

a pandemia da Covid-19 dificultou o acesso do homem ao pré-natal com possíveis reflexos na atenção à saúde e nos laços de paternidade

Asunto(s)

Psicoanálisis
Biblioteca responsable: UY116.1