Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil de adolescentes usuários de drogas atendidos em um centro de atenção psicossocial / Profile of teenage drug users treated at a psychosocial care center / Perfil de adolescentes usuarios de drogas atendidos en un centro de atención psicosocial

Moretti Oliveira, Giseli; Faria Bastos, Elton; Aragão Martins, Raul; Cássia Rondina, Regina de.
Artículo en Inglés, Español, Portugués | Bivipsil | ID: psa-141512
Investigar características sociodemográficas, clínicas e comportamentais de adolescentes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Método:

estudo documental retrospectivo, de natureza básica e descritiva com dados de prontuários de adolescentes, atendidos entre 2013 a 2018, numa cidade do interior de São Paulo. Realizou-se estatística descritiva com frequências absolutas e cálculo das relativas, que foram cruzadas por sexo. Em relação à idade, foi realizada análise de variância, utilizando-se nível de significância de 0,05.

Resultados:

dentre 1.852 prontuários encontrados no serviço, 93 deles eram adolescentes, sendo 73 (78,5%) do sexo masculino, com 14 a 16 anos (54,8%), cor referida branca (52,2%) e preta e parda juntas (47,6%), ensino fundamental incompleto (68,9%). A iniciação do consumo se deu entre 11 e 12 anos, com idade de ingresso no serviço de saúde mental de 12 a 19 anos (M=15,83; DP=1,86), sem diferença significante entre os sexos. As substâncias mais utilizadas foram maconha (51,6%), tabaco (20,4%) e álcool (19,3%), com policonsumo (84,9%) e usuários familiares (83,1%,) com maior representação de uso pelo pai (32,8%). Nas motivações para o consumo de drogas, destacou-se curiosidade (58,3%) e influência de amigos (27,4%).

Conclusão:

dificuldades escolares podem ser entrelaçadas de forma complexa ao consumo de drogas na adolescência. Os achados desta investigação apontam a necessidade de ampliação e qualificação da oferta assistencial aos jovens com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, bem como mais estudos, sobretudo aqueles em rede de atenção psicossocial em diferentes regiões do país para embasamento de ações preventivas articuladas, envolvendo os sistemas familiar, educacional, de saúde e judiciário

Asunto(s)

Salud
Biblioteca responsable: UY116.1