Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Teor de sódio e aceitação sensorial de hambúrguer de frango com redução de sal pelo uso de ervas e especiarias / Sodium content and sensory acceptance of chicken burger with salt reduction by the use of herbs and spices

Madeira, David Samuel Silva; Patrocinio, Adrianne Da Silva; Silva, Tays Dias Da; Abreu, Virgínia Kelly Gonçalves; Pereira, Ana Lúcia Fernandes.
Hig. aliment; 33(288/289): 3224-3228, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366662

Resumo

Os hambúrgueres fazerem parte da alimentação da maioria dos brasileiros. No entanto, devido ao seu alto teor de sódio, sua ingestão frequente pode ocasionar problemas à saúde. Dessa forma, esse trabalho teve o objetivo de produzir hambúrgueres de frango com teores reduzidos de sal. Para tanto, foram elaborados os seguintes tratamentos: controle (T1 - com quantidade regular de sal) e T2, T3 e T4 com redução de 15%, 30% e 45% de sal, respectivamente, o qual foi substituído por mix de ervas e especiarias. Os hambúrgueres foram analisados quanto ao teor de sódio e aceitação sensorial através de escala do ideal. De acordo com os resultados, os teores de sódio dos hambúrgueres foram abaixo dos valores das metas de redução de sódio para hambúrgueres estabelecidas pela ANVISA. Os resultados sugerem que a substituição de 15% do sal por ervas e especiarias foi a mais satisfatória.
Biblioteca responsável: BR68.1