Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade microbiológica de preparações ofertadas a idosos institucionalizados residentes / Microbiological quality of preparations offered to elderly institutionalized residents

Santos, Emanuelle Novais Cerqueira; Borges, Pedro Hugo Prudêncio; Silva, Victoria Luiza Lima da; Carneiro, Vinicius Mendes Souza; Soledade, Juçara Alvarindo Brito.
Hig. aliment; 33(288/289): 2838-2841, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-15499

Resumo

A avaliação microbiológica de alimentos é justificada sob o aspecto da saúde pública, devido ao alimento ser considerado um veículo de transmissão de doença e/ou proliferação de microrganismos patógenos. Esse estudo objetivou analisar a qualidade microbiológica de preparações ofertadas a idosos residentes numa Instituição de Longa Permanência, na cidade de Feira de Santana-BA. Constatou-se elevada concentração de agentes biológicos com forma característica de Bacilos Gram-Negativos. Os resultados podem ser atribuídos a inadequada qualidade higiênico sanitária na manipulação dos alimentos envolvidos. Sugere-se adoção de medidas corretivas, visando reduzir os riscos de contaminação, que possam comprometer a qualidade final das preparações e a saúde dos idosos, bem como, a continuidade do estudo com novas análises para quantificação e identificação dos agentes.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1