Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise físico-quimica e microbiológica de amostras de mel comercializadas no município de Juiz de Fora-MG / Physical-chemical and microbiological analysis of honey samples marketed in the municipality of Juiz de Fora-MG

Lucci, Juliana Ribeiro; Geácomo, Patrícia Maia; Silva, Carolina dos Santos Fernandes da; Rocha, Christiane Maria Barcellos Magalhães da.
Hig. aliment; 33(288/289): 862-866, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-17177

Resumo

O mel é um produto obtido das abelhas melíferas contem altas quantidades de monossacarídeos, como a glicose e a frutose, sendo considerado um alimento de alto valor nutricional. Devido seu alto valor comercial, grande parte do mel comercializado não tem sua qualidade preservada. O trabalho teve o objetivo avaliar amostras de mel comercializadas na cidade de Juiz de Fora-MG através de análises físico-química e microbiológica. Das onze amostras analisadas: três apresentaram umidade acima de 20% permitido pela legislação; cinco amostras foram positivas para o Teste de Lugol; cinco foram reprovadas no teste de Lund por apresentarem baixa quantidade de albuminóides e duas amostras apresentaram positividade na análise de Fiehe. Na análise microbiológica não ocorreu crescimento de coliformes totais, termotolerantes, bolores e leveduras. O consumidor deseja um produto seguro e de boa qualidade. Os resultados reforçam a necessidade do controle do comércio e a conscientização dos consumidores.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1