Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação das condições higiênico-sanitárias na comercialização de pescado no mercado do peixe no município de São Luís - MA / Evaluation of sanitary conditions on fish marketing in the fish market in the municipality of São Luís - MA

Oliveira, Nayara Silva; Silva, Letícia Melo da; Lacerda, Lenka de Moraes; Ribeiro, Diego Luiz dos Santos; Santos, Larissa Sarmento dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 1657-1661, abr.-maio 2019. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-20733

Resumo

A demanda de pescado tem crescido devido às mudanças de hábitos alimentares da população, sendo frequente a comercialização em feiras e mercados públicos. Contudo, os hábitos irregulares como a falta de atenção ao manipular e armazenar o pescado pode desencadear graves problemas à saúde pública. Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições higiênicos sanitários da comercialização de pescado no Mercado do Peixe de São Luís - MA. Foi utilizado o método observacional direto e aplicação de check list fundado na RDC nº 275 do Ministério da Saúde. Os resultados evidenciaram algumas desconformidades relacionadas ao manejo de resíduos, vestimenta dos manipuladores e resfriamento de pescado, não atendendo os padrões de higiene e acondicionamento para comercialização de pescado.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1