Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da capacidade de formação de biofilme de Salmonella enterica em superfícies de vidro frente à variações de temperatura, pH e concentração de NaCl / Evaluation of biofilm formation capacity of Salmonella enterica on glass surfaces as a function of temperature, pH and concentration of NaCl

Rodrigues, Jailane Campos; Santos, Rafaela Monteiro dos; Moraes, Mariana de Oliveira; Cruz, Ellen Abreu da; Moraes, Juliana de Oliveira.
Hig. alim.; 33(288/289): 157-161, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21685

Resumo

Os biofilmes de patógenos são comumente relacionados a problemas de saúde pública, pois são fontes crônicas de contaminação de alimentos. Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade de formação de biofilme de Salmonella enterica em superfícies de vidro sob distintas condições de osmolaridade, temperatura e potencial de hidrogênio (pH). Os resultados obtidos destacam a variabilidade entre os sorovares quanto a capacidade de formação de biofilme nas condições ambientais estudadas. Observou-se que pH 4,5, concentrações de NaCl > 4,5% e temperaturas ≤ 15°C inibem a capacidade de formação de biofilme dos sorovares de S. enterica avaliadas. Conclui-se, que estudos que avaliam a formação de biofilme em superfícies comumente utilizadas na indústria e/ou serviços de alimentação e nutrição são instrumentos importantes na avaliação de riscos e adoção de medidas preventivas contra a formação de biofilme de patógenos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1