Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeito da concentração de polpa de graviola (Annona muricata L.) sobre a fermentação de mosto ácido de mel suplementado com extrato de feijão caupi (Vigna unguiculatana L. Walp.) para a produção de hidromel / Effect of graviola pulp concentration (Annona muricata L.) on fermentation of honey acid wort supplemented with caupi bean extract (Vigna unguiculatana L. Walp.) for the production of mead

Sampaio, Kayque Frota; Araújo, Geiza Suzart; Gutiérrez, Mashely Pickman; Carvalho, Giovani Brandão Mafra de; Martínez, Ernesto Acosta.
Hig. aliment; 33(288/289): 574-578, abr.-maio 2019. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21905

Resumo

O hidromel é uma bebida oriunda da fermentação alcoólica de mosto de mel e alguns adjuntos, como as frutas, para o fornecimento de nutrientes essenciais à fermentação. A graviola e o feijão caupi são importantes matérias-primas vegetais brasileiras, que constituem importantes fontes de carboidratos, proteínas, sais minerais e outros compostos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação de mostos de mel, com concentração fixa de feijão caupi (30 g.L-1) e diferentes concentrações de graviola (0, 10 e 30% m/m), sobre a fermentação dos mesmos, avaliando os perfis de concentração celular e dos teores de sólidos solúveis totais e etanol. Diante dos resultados obtidos foi possível observar que a graviola pode ser considerada um bom suplemento para o estímulo da fermentação de mostos de mel por leveduras.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1