Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Conhecimento e utilização de PANC em indivíduos residentes no município do Rio de Janeiro / Knowledge and use of the PANC in individuals living in the city of Rio de Janeiro

Mattoso, Mikauris Gisela da Silva Pires; Gois, Priscila Gottgtroy; Soares, Alexandre Gonçalves; Lima, Elaine Cristina de Souza; Manhães, Luciana Ribeiro Trajano.
Hig. aliment; 33(288/289): 764-768, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22254

Resumo

Plantas alimentícias não convencionais (PANC) são aquelas que possuem uma ou mais partes com importância alimentar. São fontes de diversos nutrientes mesmo que atualmente em desuso pela maior parte da população. O Brasil é um dos países com maior biodiversidade de fauna e flora no mundo, entretanto a agricultura dominante é dependente de grande extensão de terras e práticas nocivas à saúde. Com esse perfil agrícola observamos o desaparecimento de algumas espécies de plantas na dieta da população. Com o objetivo de avaliar o conhecimento sobre as plantas alimentícias não convencionais na população, foi realizado questionário de perguntas fechadas por meio de redes sociais. Os dados indicaram que a população era na maioria do sexo feminino e apesar do grau de instrução, pouco conhecimento em relação às PANC, foi observado. Os indivíduos que possuíam algum conhecimento adquiriram de mães e avós. Quanto à identificação através de imagens, destacou-se a hortelã pimenta e a taioba, devido em especial a utilização em preparações. Observou-se pouco conhecimento e consumo de PANC pelos entrevistados, apesar das plantas nativas e exóticas naturalizadas serem importantes como suplemento da dieta alimentar, fonte de renda complementar, além de contribuir para a conservação da biodiversidade. Portanto, estudos sobre essas plantas precisam ser realizados.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1