Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Perfil de macronutrientes de queijo parmesão comercializado inteiro e ralado / Profile of macronutrients of the parmesan cheese marketed whole and grated

Velame, Marise Santiago; Maeda, Isabel Cabral; Azevedo, Everton Cruz de; Pereira, Juliano Gonçalves; Martins, Otávio Augusto.
Hig. aliment; 33(288/289): 1124-1128, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22500

Resumo

O queijo parmesão é um queijo duro, de maturação longa, elaborado a partir do leite in natura. O presente trabalho como objetivo avaliar o perfil de macronutrientes de queijo parmesão comercializado inteiro e ralado. Foram coletados n = 84 amostras de queijo parmesão comercializados em supermercados dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os tipos de queijo parmesão utilizados nos experimentos foram: (1) ralado industrialmente em embalagens fechadas; e (2) de forma inteira ou em pedaço. Foram analisados umidade, cinzas, proteína, lipídios, carboidratos, valor calórico total (VCT) e pH. O principal resultado mostrou que a proteína, lipídio, cinzas e VCT das diferentes marcas de queijo parmesão ralado são significativamente (p<0,05) maiores do que as marcas do queijo parmesão inteiro. Com base nessas informações, conclui-se que o queijo parmesão ralado apresenta as maiores concentrações de macronutrientes e de minerais.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1