Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Produção e qualidade físico-química do mel produzido em Salinas-MG / Honey production in Salinas-MG and its physical and chemical quality

Martins, André Dutra Militão; Arruda, Fábio Antunes; Freire, Thayná Thamires; Barros, Pedro Gabriel de Oliveira; Santos, Thiago Moreira dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 1144-1148, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22563

Resumo

A apicultura tem se mostrado uma alternativa de renda para os produtores, o mel obtido pode sofrer modificações, gerando a necessidade de produzi-lo dentro de níveis elevados de qualidade. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar e caracterizar as condições de produção e a qualidade físico-química do mel em Salinas-MG. Identificou-se o perfil socioeconômico dos apicultores e os processos utilizados para obtenção e comercialização do produto através de questionário qualitativo e visitas in loco. Foram coletadas amostras do mel produzido e realizadas análises físico-químicas no Laboratório de Análise de Alimentos do IFNMG Campus Salinas. Os resultados demonstraram somente duas amostras com valores acima do permitido para acidez e hidroximetilfurfural (HMF), indicando possíveis falhas na produção ou estocagem. Ações de educação continuada e capacitação aos apicultores podem ser benéficas para a melhoria das condições de produção e comercialização do produto final.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1