Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Características de virulência de Salmonella Heidelberg isoladas na cadeia avícola brasileira / Virulence characteristics of Salmonella Heidelberg isolated in the Brazilian poultry chain

Mendonça, Eliane Pereira; Alexandre, Daniele Cavalieri; Melo, Roberta Torres de; Peres, Phelipe Augusto Borba Martins; Rossi, Daise Aparecida.
Hig. aliment; 33(288/289): 2401-2405, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23881

Resumo

S. Heidelberg é frequentemente isolada em produtos avícolas e associada a infecções alimentares humanas. Objetivou-se determinar a presença de genes de virulência em 62 cepas de S. Heidelberg isoladas na cadeia de produção avícola brasileira e inferir o seu potencial em causar infecções em humanos. Foi avaliado, por PCR, a presença dos genes avrA, invA, lpfA, agfA, sefA, luxS e sodC. Houve 100% de positividade para os genes avrA e invA, 98,4% para agfA, 96,8% para sodC, 87,1% para lpfA, 77,4% para luxS e ausência d o gene sefA. Os genes de virulência encontrados nas amostras alertam para a possível gravidade das infecções causadas por este sorovar. Estes resultados são importantes para maior compreensão dos perfis de patogenicidade de cepas circulantes de S. Heidelberg nos sistemas de produção avícola brasileiros.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1