Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Eficiência do revestimento edìvel usando quitosana associado ao óleo essencial de orégano na conservação de sururu refrigerado / Efficiency of edible coating using quitosana associated with oregano's essential oil on the conservation of refrigerated sururu

Oliveira, Tamyres Pereira Lopes de; Santana, Tiago Sampaio de; Mafra, Jessica Ferreira; Serra, Leydiane da Paixão; Evangelista-Barreto, Norma Suely.
Hig. aliment; 33(288/289): 2491-2495, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2424

Resumo

A ingestão de moluscos bivalves adquiridos de forma rudimentar, sem congelamento e com alta carga microbiana coloca em risco a saúde dos consumidores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da atividade antimicrobiana do revestimento edível de quitosana associada ao óleo essencial de orégano em amostras de sururu refrigeradas. A solução de revestimento de quitosana 2% + óleo essencial de orégano 5 mg.mL-1 (Q2%+OEO) foi aplicada nas amostras de sururu e armazenadas por 12 dias a 5ºC. Para as análises microbiológicas foi realizada contagem de bactérias aeróbias mesófilas, coliformes a 35º e a 45ºC, e análises físico-químicas de pH e bases voláteis totais. O revestimento edível de Q2%+OEO reduziu a carga microbiana das amostras de sururu, principalmente para os coliformes a 45°C (0,48 log NMP.g-1), aumentando a vida útil do alimento. O sinergismo do revestimento edível da quitosana associado ao OEO apresenta potencial aplicação na conservação de sururu refrigerado.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1