Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da contaminação ambiental em uma unidade de alimentação e nutrição em São Luís - MA / Evaluation of environmental contamination in a food and nutrition unit in São Luís - MA

Dias, Nadine da Silva; Jesus, Greiciene dos Santos de; Silva, Letícia de Melo da; Oliveira, Ana Paula da Silva; Carvalho, Isabel Azevedo.
Hig. aliment; 33(288/289): 1614-1618, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26197

Resumo

Para evitar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos, são indispensáveis boas práticas de manipulação. Este trabalho objetivou avaliar a contaminação ambiental em uma unidade de alimentação e nutrição. Foram coletadas 32 amostras de superfícies que entram em contato com os alimentos e foi feita a contagem de Staphylococcus coagulase positiva, determinação do Número Mais Provável de coliformes totais e termotolerantes e pesquisa de E. coli. Em nenhuma das amostras foi encontrado Staphylococcus coagulase positiva. Seis amostras foram positivas para coliformes totais. Dessas, cinco foram positivas coliformes termotolerantes e três para E. coli. As condições higiênico-sanitárias encontradas são insatisfatórias, uma vez que E. coli tem origem fecal. É importante a adoção de medidas educativas junto aos manipuladores de alimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1