Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Native isolates and the effect of aviary litter on the pathogenicity and virulence of entomopathogenic nematodes for the control of the lesser mealworm, Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae) / Isolados nativos e efeito da cama de aviário na patogenicidade e virulência de nematoides entomopatogênicos visando o controle do cascudinho de aviário, Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae)

Fernandes, Thiago Augusto Paes; Marcomini, Matheus Corseti; Ferreira, Fabio Pinhatari; Guide, Bruna Aparecida; Alves, Viviane Sandra; Neves, Pedro Manoel Oliveira Janeiro.
Semina Ci. agr.; 42(1): 1-18, jan.-fev. 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-31484

Resumo

Objetivou-se selecionar isolados nativos de nematoides entomopatogênicos (NEPs) e avaliar o efeito da cama de aviário na sua patogenicidade e virulência, visando o controle do cascudinho de aviário. Foram utilizados 18 isolados (Steinernema e Heterorhabditis) no teste de seleção e os três isolados mais virulentos foram utilizados no teste de concentrações (10, 20, 40, 50 juvenis infectantes (JIs)/cm²). O efeito da cama de aviário (nova e velha) foi avaliado sobre S. feltiae (IBCB-n 47), S. carpocapse (IBCB-n 02), H. bacteriophora e H. amazonensis (UEL 08). Os experimentos foram realizados em delineamento inteiramente casualizado. Os dados do teste de seleção e efeito da cama foram submetidos ao teste de médias Scott-Knott (P?0,05) e, do teste de concentrações à análise de regressão. Observou-se no teste de seleção para adultos, que os três isolados mais virulentos foram Heterorhabditis amazonensis (UEL 07), H. amazonensis (RSC 05) e Steinernema carpocapsae (IBCB-n 02) com 76,5; 73,5; 70% mortalidade respectivamente. Para larvas, Heterorhabditis sp. (NEPETT 11), S. feltiae (IBCB-n 47), H. amazonensis. (UEL 07) foram os mais virulentos e causaram 100; 96; 93,7% de mortalidade respectivamente. No teste de concentrações, a maior mortalidade em adultos (98%) e larvas (98%) foi observada para S. feltiae nas concentrações de 30 JIs/cm² e 50JIs/cm² respectiv
O cascudinho causa grande prejuízo para a avicultura. Seu controle é dificultado, devido ao hábito do inseto de viver em meio a cama de aviário. Por outro lado, os nematoides entomopatogênicos (NEPs) podem ser uma alternativa no controle destes insetos, pois são indicados contra pragas que vivem ou passam uma fase no solo. Desta forma objetivou-se selecionar isolados nativos de NEPs e avaliar o efeito da cama de aviário na sua patogenicidade e virulência, visando o controle do cascudinho de aviário. Foram utilizados 14 isolados nativos e dois isolados importados no teste de seleção e os três isolados mais virulentos foram utilizados no teste de concentrações (10, 20, 40, 50 juvenis infectantes (JIs)/cm²). Ambos experimentos foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, sendo que os dados do teste de seleção foram submetidos a teste de média Scott-Knott (P ≤ 0,05) e o teste de concentrações à análise de regressão. O efeito da cama de aviário (nova e velha) foi avaliado sobre Steinernema feltiae (IBCB-n 47), Steinernema carpocapse (All), e Heterorhabditis amazonensis (UEL 08), e o ensaio foi conduzido em fatorial 2 x 3 (dois tipos de cama e três isolados), e os dados foram submetidos ao teste de médias Tukey (P ≤ 0,05). Observou-se no teste de seleção para adultos, que os três isolados mais virulentos foram Heterorhabditis amazonensis (UEL 07), H. amazonensis (RSC 05) e S. carpocapsae (All) com 76,5; 73,5; 70% mortalidade, respectivamente. Para larvas, os isolados Heterorhabditis sp. (NEPET 11), S. feltiae (IBCB-n 47), H. amazonensis (UEL 07), Heterorhabditis sp. (IBCB-n40) e H. amazonensis (UEL 08) foram os mais virulentos e diferiram estatisticamente. No teste de concentrações, a maior mortalidade em adultos (98%) e larvas (98%) foi observada para S. feltiae nas concentrações de 30 JIs/cm² e 50JIs/cm² respectivamente, e o isolado nativo avaliado (UEL 07) foi o que apresentou o pior desempenho. Com relação ao efeito da cama de aviário, observou-se que S. feltiae (IBCB-n 47) e S. carpocapse (All) causaram as maiores mortalidades, tanto em cama nova (60,7 e 58,7%) quanto em cama velha (80 e 74,7%) respectivamente sendo também superiores ao desempenho do isolado nativo (UEL 08)(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1