Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Proposal for improving the health-care waste management for laboratories / Melhoria do gerenciamento de resíduos de saúde para laboratórios: a experiência do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde INCQS/FIOCRUZ

Guimarães, Anna Christina Rosa; Friedrich, Karen; Delgado, Isabella Fernandes.
R. Inst. Adolfo Lutz; 74(2): 145-150, 2015. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-324205

Resumo

The health-care wastes (HCW) represents a challenge for the animal and human health service providers, in function of the risk and the needing for a differentiated handling when compared to the urban solid residues. In function of the broad range of products and services, the analytic laboratories generate a spectrum concerning the risk nature and rank. The main objective of this document is to provide basic coming for monitoring through the performance indicators. Steps here defined for designing a monitored model to reduce the generation of waste, to minimize environmental impacts, to reduce accidents and to assist the administrators in managing the financial resources. This research could contribute to a critical analysis of the HCW, providing consistent data, which are important for decision making at tactical and operational levels(AU)
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) representam um desafio para os prestadores de serviços de saúde humana e animal, em função do risco que representam, e necessitam de tratamento diferenciado se comparado aos resíduos sólidos urbanos. Com uma larga gama de produtos e serviços, os laboratórios analíticos são locais que geram RSS de amplo espectro quanto à natureza e grau de risco. O objetivo principal deste documento é apresentar uma sistemática para introduzir o monitoramento do gerenciamento de RSS para laboratórios de saúde pública, tendo como modelo o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Foram definidas etapas para concepção de um modelo de avaliação e monitoramento, para reduzir a geração dos RSS, para minimizar os impactos ambientais e auxiliar os administradores na gestão dos recursos financeiros. A sistemática proposta contribui para uma análise crítica do gerenciamento dos RSS e fornece dados consistentes para auxiliar na tomada de decisões. Constatou-se que as dificuldades de execução do plano de gerenciamento dos RSS, que geram situações de grave risco sanitário e ambiental, podem ser dirimidas com correto monitoramento de suas etapas(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1