Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Microbial contamination of sand from major beaches in Fortaleza, Ceará State, Brazil

Helena Silva dos Fernandes Vieira, Regine; dos Prazeres Rodrigues, Dália; A. Menezes, Everardo; Suely de Santana Evangelista, Norma; M.F. dos Reis, Eliane; Melo Barreto, Leopoldo; Araújo Gonçalves, Flávia.
Braz. J. Microbiol.; 32(2)2001.
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-443551

Resumo

The presence of faecal contamination and pathogenic microorganisms in samples of dry and wet sand collected from three major beaches in Fortaleza, Ceará State, Brazil: (Praia do Mucuripe, Praia do Futuro and Praia do Caça e Pesca), during the period of May 1999 to January 2000 was evaluated. Praia do Caça e Pesca had the highest incidence of E. coli in dry sand (56%) followed by Praia do Mucuripe (28%) and Praia do Futuro (16%). In wet sand, results were 48%, 28% and 24% for Praia do Caça e Pesca, Praia do Futuro and Praia do Mucuripe, respectively. Only two samples from Praia do Futuro, one from dry sand and another one from wet sand, were positive for Salmonella. V. parahaemolyticus was isolated from four samples from Praia do Caça e Pesca (two from dry-sand samples and two from wet-sand), one from Praia do Futuro (wet sand), and three and four from Praia do Mucuripe (wet and dry sand, respectively). Yeasts belonged to the Candida genus. Dry-sand samples presented higher yeast contaminations level than wet-sand ones. Praia do Futuro had the highest level of yeast contamination (41%), followed by Praia do Caça e Pesca (33%) and Praia do Mucuripe (26%).
No presente trabalho, avaliou-se a presença de contaminação fecal e de microrganismos patogênicos em areia seca e areia úmida de três praias de Fortaleza, Ceará: Praia do Mucuripe, Praia do Futuro e Praia do Caça e Pesca. A praia que apresentou maior índice de contaminação com E.coli em areia seca foi a do Caça e Pesca (56%), seguido das praias do Mucuripe (28%) e Futuro (16%). Em areia úmida a ordem decrescente de contaminação por E. coli foi Praia da Caça e Pesca, Futuro e Mucuripe com 48%, 28% e 24% de contaminação, respectivamente. Salmonella foi isolada de duas amostras da Praia do Futuro, uma de areia seca e outra de areia úmida. V. parahaemolyticus foi isolado em 2 amostras de areia seca e 2 de úmida da Praia da Caça e Pesca. Esse patógeno foi isolado de uma amostra de areia úmida da Praia do Futuro e de três de areia úmida e quatro de areia seca da Praia do Mucuripe. As leveduras encontradas em todas as amostras pertenciam ao gênero Candida. O índice de contaminação por leveduras foi maior em amostras de areia seca que de areia úmida. A praia que apresentou maior contaminação por leveduras foi a Praia do Futuro (41%), seguida da Praia do Caça e Pesca e (33%) e da Praia do Mucuripe (26%).
Biblioteca responsável: BR68.1