Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Comparação entre duas técnicas de biópsia renal guiadas por laparoscopia em eqüinos / Comparison of two laparoscopic guided renal biopsy techniques in horses

Tabet, Alexandre de Faria; Silva, Luís Cláudio Lopes Correia da; Shinhorini, Idércio Luis; Zoppa, André Luis do Valle de.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 42(2): 150-156, 2005. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-5436

Resumo

A biópsia renal é técnica de diagnóstico útil para identificação do tipo e severidade e acompanhamento da evolução da doença renal. A alta incidência de lesões renais em eqüinos, geralmente em conseqüência de distúrbios digestivos ou respiratórios, freqüentemente associados a endotoxemia, nos motivou a estudar a técnica de biópsia renal guiada por laparoscopia, comparando o uso de agulha com pinça de biópsia. Foram utilizados 10 eqüinos hígidos, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Em cinco animais foi realizada biópsia renal com agulha descartável do tipo tru-cut e nos outros cinco com pinça de biópsia de 5mm, sendo que o procedimento foi guiado em ambos os grupos com auxílio da laparoscopia. Os animais permaneceram em estação durante a biópsia, que foi realizada mediante sedação e analgesia e bloqueio anestésico local em 2 pontos no flanco esquerdo, sendo um para introdução do trocarte e laparoscópio e outro para introdução da agulha ou pinça. As técnicas foram comparadas quanto à segurança, intensidade do sangramentro, tempo de execução e significância da amostra colhida. Em todos os procedimentos, foi possível a inspeção da cavidade peritoneal e escolha do local de colheita do material, com ausência de acidentes ou complicações o que nospermitiu validar ambas as técnicas. A análise histológica dos fragmentos demonstrou maior porcentagem de biópsias consideradas adequadas no grupo em que foi utilizada pinça laparoscópica o que nos leva a indicar preferencialmente seu uso.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1