Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Massagem cardíaca interna em cães: proposição de nova técnica para pericardiotomia de emergência tração - ligamentar / Internal cardiac massage in dogs: a new technique proposition for emergency pericardiotomy - ligament traction

Aguiar, Eduardo Santiago Ventura de; Raiser, Alceu Gaspar; Schossler, João Eduardo Wallau; Oliveira, Ana Néri Christo de; Weiss, Marcelo; Sampaio, Diego Goulart; Pigatto, Juliana; Demori, Gustavo; Caríssimi, André Silva.
Acta cir. bras.; 20(2): 159-163, 2005. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-70

Resumo

OBJETIVO: Descrever uma técnica de pericardiotomia de emergência, denominada Tração Ligamentar (TL), para diminuir o tempo necessário ao início da Massagem Cardíaca Interna (MCI). Para a MCI necessita-se de toracotomia de emergência e pericardiotomia, ambas em tempo mínimo. A técnica comumente empregada corresponde a pericardiotomia em "T", cuja execução depende da apreensão do pericárdio com uma pinça de Allis. Este pinçamento é difícil, dificultando a reanimação do paciente. MÉTODOS: Utilizou-se 20 cadáveres de cães, divididos em dois grupos de animais, sendo o Grupo I - pericardiotomia em "T" (n=10) e Grupo II - técnica proposta (n=10). A técnica de TL consistiu na tração do ligamento frenicopericárdico e da secção do pericárdio próximo ao seu ápice. A incisão foi alongada pelos dedos enquanto eram nela introduzidos e permitiu, também, o correto posicionamento do coração na mão do operador, bem como o pronto início da MCI. RESULTADOS: O Grupo I apresentou tempo de execução de 21,79 ± 0,88 segundo, e o Grupo II de 8,58 ± 1,38 segundo, sendo p<0,0001, (altamente significativo). CONCLUSAO: A técnica de pericardiotomia por TL impede um tempo maior de isquemia cerebral, por iniciar prematuramente a circulação sangüínea, contribuindo para a sobrevida. (AU)
Biblioteca responsável: BR68.1