Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Study of occurrence of salmonelas in feedstuffs, feeds and dust swabs in feed mill / Estudo da ocorrência de salmonelas em ingredientes, rações e suabes de pó colhidos em uma fábrica industrial de ração

Albuquerque, Ricardo; Massako Katayama Ito, Nair; Issamu Miyaji, Claudio.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 36(6): 324-326, 1999.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-710305

Resumo

This research was carried out to detect salmonela in feedstuffs (136 samples), feeds (43) and dust swabs (110) from a feed mill. Salmonela was not detected in dust swabs samples. For feedstuffs, 19.85% were positive, with highest values observed from animal by-products (50%), dairy by-products (7.5%), 12.5% for other feedstuffs and 4.65% for complete feeds.
Durante um ano de colheita em uma fábrica comercial de ração, foram examinadas para a presença de Salmonella spp. 136 amostras de ingredientes de rações, 43 amostras de rações prontas e 110 amostras de suabes de pó. Apenas com o uso dos suabes é que não se conseguiu o isolamento. Entre os ingredientes examinados, encontrou-se salmonela em 19,85% das amostras, sendo que os subprodutos de origem animal foram mais fortemente contaminados, tendo propiciado 50% de percentual de isolamento; para os derivados lácteos, obtiveram-se 7,5%; e para outras matérias-primas, 12,5%. Foi obtido 4,65% de positividade para as rações examinadas.
Biblioteca responsável: BR68.1