Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

REDUÇÃO DE FRATURA DO OSSO TIBIOTARSO, COM PINO INTRAMEDULAR, EM SERIEMA (Cariama cristata Linnaeus, 1766) RELATO DE CASO

A.L.Q., SANTOS; J.M.M., SILVA; A.P.S., KAMINISHI; JUNIOR L.M., SILVA; L.G., VIEIRA; L.Q.L., HIRANO; P.C., PEREIRA; R.V., CINTRA; F.M.M., BRITO; A.C.S., BOSSO; C.G., FERREIRA.
Vet. Not.; 12(2)2006.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-711367

Resumo

A Cariama cristata (seriema) é um animal protegido pelo IBAMA e sua criação é proibida em cativeiro. As seriemas adultas não se deixam apanhar facilmente e ficam bem camufladas entre as árvores com suas plumagens cinza-amarelado. Um animal proveniente do zoológico do Parque do Sabiá no município de Uberlândia-MG, foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, com histórico de fratura do osso tibiotarso esquerdo. Após a realização de antissepsia com iodo e álcool, a ave recebeu anestesia com cloridrato de zolazepam e cloridrato de tiletamina na dose de 1,5 mg/Kg/IM. Foi feita uma incisão de pele no terço médio da perna, de aproximadamente 10 cm. Em seguida, afastou-se a musculatura e localizaram-se as extremidades do osso tibiotarso. Introduziu-se o pino de Steimam no canal medular de forma retrógrada e voltando em direção distal coaptou-se as duas extremidades do osso. Utilizou-se na sutura da musculatura fio catgut 2-0 com pontos simples separado e para sutura de pele fio nylon 2-0 e pontos de Wolf. No pós-operatório foi administrado enrofloxacina na dose de 10 mg/ Kg/IM, associado a curativo local com iodo-povidona. A retirada dos pontos se deu com oito dias de pós-operatório.
Biblioteca responsável: BR68.1