Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

HIDROXIAPATITA SINTÉTICA ASSOCIADA A FATORES DE CRESCIMENTO EM SUBCUTÂNEO DO PAVILHÃO AURICULAR DE COELHOS (Oryctolagus cuniculus) DA RAÇA NOVA ZELÂNDIA

Martins da Silva, Juliana; Armando Nunes Canabrava, Hudson; Emílio Beletti, Marcelo; Mandim Crestana, Fernanda; Vaz dos Santos e Silva, Sabrina; Berbet Ferreira Lima, Tânia.
Vet. Not.; 13(1)2007.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-711439

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia da hidroxiapatita sintética (HA), como carreadora de proteína morfogenética óssea bovina (BMP), plasma rico em plaquetas (PRP) e medula óssea (MO), na formação óssea ectópica, num modelo experimental no pavilhão auricular de coelho. Dois túneis longitudinais subcutâneos foram feitos em cada face externa da orelha dos animais, abrindo, no seu final, uma loja levemente escarificada para a inserção de 5 combinações desses biomateriais: HA+BMP, HA+MO, HA+BMP+MO, HA+PRP e HA+BMP+PRP. Biópsias foram feitas aos 30 e 45 dias pós-implantação para exame em microscopia de luz. A análise histológica demonstrou abundante reação de corpo estranho, caracterizada pela presença de células gigantes multinucleares, em contato direto com o biomaterial, além de pouca neovascularização, bem como mínima reação inflamatória e baixa antigenicidade. Aos 30 e 45 dias pósimplante, houve formação de tecido ósseo ectópico nas associações de HA+BMP+PRP e HA+BMP, respectivamente. Concluiu-se que as associações de HA+BMP+PRP e HA+BMP foram capazes de formar osso ectópico no subcutâneo do pavilhão auricular de coelhos.
Biblioteca responsável: BR68.1