Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Identificação e comparação de espécies do gênero Eimeria Schneider, 1875 (Apicomplexa: Eimeriidae) oriundas de suínos através de um algoritmo morfológico

Roberto de Carvalho Filho, Paulo; Valadão Massad, Fabiana; Wilson Gomes Lopes, Carlos; Leira Teixeira Filho, Walter; Carlos Rodrigues de Oliveira, Francisco.
R. bras. Ci. Vet.; 11(3)2004.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712685

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e comparar três espécies do gênero Eimeria em suínos criados em condiçõesrústicas no município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro com base na avaliação morfométrica tradicionale através de um algoritmo morfométrico previamente proposto. Os porcos dos quais foram coletadas fezes não tinham sinaisclínicos característicos de eimeriose. Os oocistos encontrados foram separados morfologicamente em três tipos a partir dasmedidas dos diâmetros maior e menor dos oocistos esporulados. Foram encontradas E. neodebliecki, E. scabra e E. polita.Ao se utilizar o algoritmo morfológico para confirmação específica, calculou-se o índice algorítmico de E. neodebliecki (G2 =1,29 ± 0,05 e SP = 1,62 ± 0,35), o qual ainda não havia sido estabelecido.
Biblioteca responsável: BR68.1