Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Mensuração sérica de minerais e avaliação clínica de bovinos acometidos por "mal da ronca" na região norte do estado do Rio de Janeiro

Peixoto Albernaz, Antonio; Baptista Carvalho, Cláudio; Renato Junqueira Borges, José; Gama Sales, Lério; Brand Ederli, Bianca.
R. bras. Ci. Vet.; 9(3)2002.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712828

Resumo

"Mal da ronca", "ronca", "roncadeira", "mal do roncado" ou "mal da ronqueira" é uma enfermidade de caráter crônico caracterizadapor ruído respiratório audível à distância, que afeta bovinos azebuados, machos e fêmeas, com mais de 18 meses deidade. Os animais afetados vieram de regiões com concentração de água de chuva no terreno, onde o gado se alimentou see bebeu dessa água. Alguns bovinos apresentaram deformação na região nasal, mais precisamente no chanfro. Devido àdificuldade de oxigenação e conseqüente incapacidade de locomoção e alimentação, evidenciou-se emagrecimento progressivo,culminando, em alguns casos, com morte. Foram avaliados os níveis séricos de cálcio, fósforo, magnésio, cloro e cobreem grupo sadio e doente, vindos da mesma região. Os animais doentes não demonstraram deficiência sérica dos elementosmensurados; entretanto, a diferença significativa observada entre os animais sadios e doentes sugeriu desequilíbrio mineral.
Biblioteca responsável: BR68.1