Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO À BASE DE Lactobacillus sp.SOBRE O GANHO DE PESO E DESENVOLVIMENTO DA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS (Rattus norvergicus)

Nassar Ferreira, Reginaldo; Maria Cavasin -Oliveira, Glaucia; Bueno Alves, Cláudia; Nogueira do Nascimento, Marcella; Muniz de Oliveira, Elisângela.
Ci. Anim. bras.; 7(3): 217-222, 2006.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-712985

Resumo

O experimento foi conduzido no Biotério Central da Universidade Federal de Goiás para avaliar o uso de probiótico a base de Lactobacillus sp. para ratos (Rattus novergicus). Um total de 30 ratos machos adultos pesando entre 221 (considerados como leves) a 221 gramas (pesados) foram alojados em gaiolas coletivas com controle de luminosidade e de temperatura. Os animais foram divididos em três tratamentos em blocos casualizados de acordo como peso vivo. Os tratamentos foram: grupo I ração sem probiótico, grupo II ração + 0,25% de probiótico e grupo III ração + 0,50% de probiótico. O período experimental foi de 40 dias sendo que cada indivíduo foi pesado duas vezes a cada semana. Após o sacrifício, colheram-se fragmentos duodenais para exame histológico e não se observou efeito significativo do probiótico no ganho de peso diário. Na análise da mucosa intestinal, notou-se a presença de probiótico na dieta, que não alterou o desenvolvimento das criptas e das vilosidades do intestino delgado. PALAVRAS CHAVE: Lactobacillus, mucosa intestinal, probiótico.
Biblioteca responsável: BR68.1